Dicas essenciais para pais de primeira viagem!
Os sinais de que o bebê está prestes a dar os primeiros passos são bastante perceptíveis. Se ele começar a agachar-se e pular, demonstrando o esforço para ficar em pé, é um indicativo claro. Outro sinal é quando ele tenta dar alguns passos segurando-se em algo, seja suas mãos ou um móvel próximo.
Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.
Quando o bebê começa a ficar em pé sem apoio, significa que já está começando a desenvolver suas habilidades de equilíbrio, e em poucos meses começará a dar os primeiros passos. Nessa etapa, o bebê fica em pé, olha ao redor e se senta antes de tentar andar. Em alguns casos, pode até ensaiar tirar o pé do chão para dar os primeiros passinhos, mas logo cai ou se senta.
Por volta de 9 meses, os bebês começam a andar apoiados nos móveis e até mesmo na parede. Essa etapa é essencial não somente para o desenvolvimento do equilíbrio como também dos passos, já que é importante que ele saiba caminhar para evitar tropeços e quedas, comuns e naturais nos primeiros meses, quando ele ainda está aprendendo a caminhar.
Outro indício de que seu bebê está prestes a andar é quando ele começa a subir no sofá, cadeiras, poltronas e até em camas. Isso acontece porque, quando eles começam a escalar os móveis, significa que estão mais confiantes e seguros para tentar coisas novas, inclusive se movimentar de formas diferentes.
Quando a criança já consegue andar segurando a mão de um adulto, é um grande indício de que suas habilidades para começar a andar sozinha já estão bem avançadas, inclusive para evitar tantos tropeços.
Se o seu bebê sempre se impulsiona para frente quando você o coloca de pé como se ele quisesse mesmo começar a andar, significa que logo ele dará seus primeiros passos e que está curioso para desenvolver novas habilidades. Normalmente essa etapa surge antes dele começar a caminhar segurando nos móveis, e pode até mesmo surgir antes que ele aprenda a engatinhar.
Em alguns casos, os bebês que estão desenvolvendo a habilidade de andar deixam de dormir porque querem explorar novas sensações e fazer novas descobertas, o que faz com que eles possam brigar com o sono e ficam ainda mais manhosos por estarem sonolentos.
Outo grande indicio de que o bebê está prestes a andar é quando ele começa a passar por cima dos obstáculos, como, por exemplo, quando ele está engatinhando e passa por cima de algum brinquedo, ou quando passa por cima de algum objeto enquanto anda segurando nas paredes e móveis.
Quando observamos o bebê agachando-se e pulando, estamos testemunhando um aspecto crucial do seu desenvolvimento motor. Este comportamento não apenas demonstra uma busca ativa pela posição vertical, mas também reflete a evolução dos músculos das pernas, essenciais para sustentar o corpo durante os primeiros passos.
Quando um bebê alcança o estágio de conseguir ficar em pé sozinho por breves momentos, é um marco significativo em seu desenvolvimento motor. Este comportamento não apenas reflete a evolução dos músculos das pernas, mas também destaca a crescente confiança e habilidade em sustentar o próprio peso.
Quando o bebê começa a experimentar posições diferentes, como se estivesse "pronto para a largada", isso marca um estágio fascinante em seu desenvolvimento motor. Essa exploração ativa de diferentes posturas indica uma crescente consciência corporal e um desejo de se movimentar de maneiras mais dinâmicas.
Ao adotar posições variadas, o bebê está aprimorando suas habilidades motoras, testando o equilíbrio e experimentando como seu corpo responde a diferentes movimentos. Essa fase é um precursor emocionante para os primeiros passos, pois o bebê está sinalizando uma disposição para desafiar os limites da mobilidade e da coordenação.
Para incentivar os primeiros movimentos do bebê em direção aos seus primeiros passos, uma estratégia eficaz é posicioná-lo de pé no chão, oferecendo suporte com as mãos e estimulando passos pequenos.
É crucial exercer cautela para evitar a exaustão do bebê, evitando esforços excessivos que possam tensionar as articulações dos ombros ao puxá-lo com muita intensidade ou rapidez durante o processo de caminhada.
Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.