Os 10 alimentos mais perigosos para o seu bebê

Revisado por:  Dra. Pediatra Thalita Furlan

CAROÇOS

10

Alimentos perigosos com caroço

Alimentos como a abacate, por exemplo, devem sempre servidos cortados sem caroço. Isso porque a criança pode morder com força e acabar quebrando ou lascando um dente. Sem falar no alto risco de engasgar.

Seta
Chili

9

MEL

Mel 

Segundo a SBP,  o mais seguro em relação ao mel é esperar até pelo menos um 1 ano de idade para oferecer, pois o alimento pode estar contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum

Cruz

Mel 

" Por ser um alimento muito doce,  prolongamos a restrição do mel até os  2 anos de idade para evitar seletividade no paladar das crianças". - Dra. Thalita Furlan

A bactéria chamada Clostridium botulinum é responsável por causar o botulismo infantil, doença que ataca o sistema nervoso.

UVA

8

UVAS

É preciso atenção redobrada ao oferecer alimentos como a uva para os bebês, pois devido ao seu tamanho e textura representam um grande risco de asfixia.

Os médicos recomendam que as uvas sejam servidas cortadas em quatro pedaços e sem casca, que pode ficar presa na garganta, existe também  o corte do BLW que é ao meio na vertical. Dê preferência pelas uvas sem sementes.

PIPOCA

7

PIPOCA

O ideal é que a pipoca só seja consumida a partir dos 4 anos de idade. Quando chegar a hora de oferecê-la ao seu filho, ensine-o a comer devagar, uma por vez, mastigando bem cada pipoca.

Pacote de fermento

PEIXE

6

PEIXE

Ao oferecer esse tipo de peixe ao pequeno, o mais seguro é desfiar e amassar bem o alimento, certificando-se de remover todas as espinhas que encontrar. Ainda assim, oriente-o a mastigar bem e sem pressa.

Peixe

COMIDA EM LATA

5

Embutidos e enlatados

Os alimentos embutidos são ricos em gordura e conservantes e sódio, e não possuem bom valor nutricional. Sendo assim, itens como a salsicha, mortadela e presunto devem ficar de fora da alimentação das crianças.

LEITE CRU

O leite não pasteurizado pode causar problemas para as crianças, como diarréia prolongada e dores de estômago, e em casos mais graves até mesmo insuficiência renal e paralisia.

LEITE CRU

O mesmo vale para alimentos feitos com esse tipo de leite, como queijos e sorvete.

Saco de farinha

Doces

O consumo de doces pode fazer com que o nível de doce no paladar da criança seja modificado, induzindo a querer alimentos cada vez mais doces.

Doces

em falar que também são um fator determinante para o surgimento de problemas de saúde, como a obesidade infantil, diabetes, cáries além de causar seletividade alimentar.

Caixa de pílulas

Ovos mal cozidos

Ao servir ovos em casa, certifique-se de que estejam bem cozidos. Se forem fritos, devem estar com a gema durinha. Cozinhar ou fritar bem os ovos diminui os riscos de contaminação por salmonela, doença que pode causar dores de barriga, diarréia e febre.

Ovos mal cozidos

 Cozinhar ou fritar bem os ovos diminui os riscos de contaminação por salmonela, doença que pode causar dores de barriga, diarréia e febre.

Panela de ferro fundido

Nozes, castanhas e sementes

1

Nozes, castanhas e sementes

Esses alimentos são opções perigosas para os bebês pelo mesmo motivo da uva, já que também são esféricos e podem deslizar com facilidade pela boca e garganta da criança, sem que ela tenha o controle da sua ingestão.

Dra. Thalita Furlan

 Site : https://www.drathalitafurlan.com.br/ Instagram:  @drathalita.furlan  WhatsApp :  11 94182-2096