Proposta Pedagógica
Três pilares que constroem
conhecimento de forma múltipla.
Espaço como terceiro educador, documentação pedagógica e repertório da criança:
são estes os três pilares conceituais que norteiam o dia a dia das nossas atividades. São eles que levam a criança a desenvolver habilidades, aprender e a construir sua
relação consigo, com os outros e com o mundo.
Abaixo você conhece mais sobre eles e sobre nossa proposta pedagógica*.
*A proposta pedagógica da AVIVA está alinhada aos objetivos da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC do Ministério da Educação.
Escola Sociointeracionista
Abordagens pedagógicas mundialmente reconhecidas.
Na AVIVA, aliamos o melhor da teoria sociointeracionista, de Vygotsky, e da proposta de Reggio Emilia e Emmi Pikler.
A partir delas, desenvolvemos uma abordagem que aposta na interação com o outro, na escuta atenta e no trabalho coletivo – criança, escola e família – como forma de incentivar a criança a desenvolver múltiplas potencialidades.
Espaço como Ambiente Educador
O meio influencia na construção do conhecimento.
Por isso, todo o ambiente é preparado pensando em três aspectos: ético, estético e poético. As propostas realizadas ficam expostas nas paredes da escola.
Tudo é pensado para despertar, na criança, a curiosidade em descobrir o mundo e a sensação de pertencimento. É o espaço de mãos dadas com o educador.
Documentação Pedagógica
Registrando o desenvolvimento da criança.
Para documentar a evolução dos temas propostos em sala e o que a criança construiu a partir deles, usamos narrativas, fotografias, exposições, portfólios em grupo e amostras dessas produções por nossa escola. Quando a criança revê todo o processo de construção, ela tem a oportunidade de revisitar e construir novas aprendizagens. Quando a família aprecia esta produção, compreende a beleza da caminhada rumo ao conhecimento.
Repertório da Criança
A criança como ser histórico e social.
Cada criança é única. Por isso, respeitamos sua individualidade, a diversidade de experiências e valores que traz do seu cotidiano familiar.
Por isso, desenvolvemos uma escuta atenta e ativa, que observa atitudes, gestos, movimentos do corpo e sentimentos, que investiga suas necessidades e potencialidades.
Cantos de brincar e elementos de largo alcance
Brincar é a parte mais importante da infância.
A criança aprende brincando. Na AVIVA, diversos espaços temáticos são criados para desenvolver autonomia, senso de escolha e para que a criança possa decidir onde brincar. Elementos de largo alcance – como caixas, fitas, botões, retalhos, tintas, etc. – também integram o processo. Eles são propiciados para que a criança descubra de forma natural novas habilidades, aflore a imaginação e a criatividade.
Inglês
Aprender um segundo idioma desenvolve habilidades.
Também é brincando que as crianças ampliam repertório, exercitam a oralidade, mergulham no universo da língua inglesa. Por meio de atividades lúdicas, alinhadas à proposta pedagógica da AVIVA, aprendem o idioma em aulas ministradas integralmente em inglês.
Atividades Extras
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.
Atividades Extras
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.
De forma lúdica, as crianças explorarão o idioma diariamente, ampliando o repertório e a oralidade. Por meio da brincadeira, as crianças consolidarão os aprendizados, contextualizando suas vivências aos projetos pedagógicos da AVIVA.
A prática favorece a concentração, melhora o aprendizado e desenvolve agilidade, velocidade, forca, resistência, equilíbrio e coordenação.
Pela dança, a criança ganha consciência do corpo. A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
A atividade reforça a autoestima, empatia, memória, consciência corporal e o raciocínio. É oferecida em parceria coma companhia de teatro Laço de Abraço.
De forma lúdica, as crianças explorarão o idioma diariamente, ampliando o repertório e a oralidade. Por meio da brincadeira, as crianças consolidarão os aprendizados, contextualizando suas vivências aos projetos pedagógicos da AVIVA.
A prática favorece a concentração, melhora o aprendizado e desenvolve agilidade, velocidade, forca, resistência, equilíbrio e coordenação.
Pela dança, a criança ganha consciência do corpo. A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
A atividade reforça a autoestima, empatia, memória, consciência corporal e o raciocínio. É oferecida em parceria coma companhia de teatro Laço de Abraço.
Todas as atividades extras podem ser contratadas pelas famílias da escola.
Confira como acontecem nossos Projetos Pedagógicos.
Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.