iniciar o processo de desfralde

Como iniciar o processo de desfralde e quais técnicas usar?

Embora não exista uma fórmula mágica para iniciar o processo de desfralde, algumas técnicas e dicas podem ajudar com que ele seja mais fácil tanto para os pais como para o bebê. Isso porque durante esse processo tudo é muito novo para a criança, que se torna mais independente, e para os pais, que muitas vezes não sabem a forma correta de agir nesse momento.

O processo de desfralde requer muita paciência e dedicação dos pais, já que durante essa fase é comum que alguns escapes aconteçam no sofá, carpete e até cadeirinha do carro. E agir da forma errada nessas situações poderá não somente atrasar o processo, mas especialmente causar traumas no bebê que faz com que ele acabe segurando suas necessidades.

Pensando em lhe ajudar nessa etapa da vida do seu filho, separamos um post completo explicando mais sobre como iniciar o processo de desfralde de forma fácil. Veja logo a seguir!

Como iniciar o processo de desfralde?

Escolha a hora certa

Não existe uma idade ideal para fazer o desfralde do seu filho, e sim, o momento ideal. E isso acontece quando tanto ele como você estiverem prontos para iniciar o processo.

o desfralde precisa acontecer quando o bebê estiver pronto
o desfralde precisa acontecer quando o bebê estiver pronto

Além dos sinais que ele começará a te dar indicando que já está pronto para sair das fraldas, você deve escolher um momento sem correria na rotina e mudanças drásticas como nascimento de irmãozinhos, mudança de casa ou escola ou matrícula do bebê no berçário, por exemplo.

Apesar de existir uma velha crença de que 2 anos é a idade ideal para desfraldar o bebê, existem crianças que desfraldam antes disso e outras que saem das fraldas depois, e não há nada de errado nisso.

Leia também Qual a melhor idade para o desfralde? Será que meu bebê está grande para usar fraldas?

O ideal é que você note os sinais que seu filho está dando de que já está preparado para começar a usar o troninho, e a partir disso, dar os próximos passos para o desfralde.

Escolha a melhor estação do ano

Seu filho está pronto e o momento está propício para o desfralde, mas o inverno acabou de chegar? É importante que você pare e pense, porque essa pode não ser a melhor época para o desfralde.

Isso porque durante esse período usamos mais roupas e tecidos mais pesados, o que pode atrapalhar a ida ao banheiro, além de transpirar menos e fazermos mais xixi, diferente do verão em que vamos ao banheiro menos vezes por dia, já que perdemos líquido por meio do suor.

Além do mais, durante o verão você ainda pode deixar seu filho só de cueca ou calcinha, o que o deixa mais à vontade e facilita ainda mais o desfralde.

Mas, apesar disso tudo, você também pode optar por fazer o desfralde no inverno se você se sentir confortável.

Converse com seu filho

Agora que você escolheu o momento ideal para fazer o desfralde e seu filho está pronto, é hora de dar início ao processo. Para isso, o primeiro passo é começar a levá-lo com você ou seu parceiro para que ele veja como usamos o banheiro e conversar com ele, explicando que agora ele pode começar a fazer xixi no troninho ou no vaso, se quiser, e que como ele já está grande, ele pode fazer xixi igual os adultos.

Explique como o processo funciona e que ele precisa te avisar quando estiver com vontade para que você possa levá-lo ao banheiro.

Deixe-o sem fralda durante a tarde

Depois de conversar com ele durante alguns dias, você pode começar a tirar a fralda dele durante a tarde e pedir para que ele avise quando quiser fazer xixi ou coco.

Embora em alguns casos de início de desfralde as crianças peçam, de fato, para ir ao banheiro, em muitos elas acabam se esquecendo por se distrair com desenhos e brincadeiras. Por isso, o mais indicado é que você leve o pequeno a cada 1 hora para fazer xixi caso ele não peça, mas continue estimulando-o a te avisar.

você pode começar deixando o bebê sem fraldas durante a tarde e depois durante o dia todo
você pode começar deixando o bebê sem fraldas durante a tarde e depois durante o dia todo

Uma dica é nunca perguntar se ele quer fazer xixi, mas sim levá-lo até o banheiro e avisar que ele pode fazer as necessidades ali, já que muitas vezes ele dirá não mesmo estando com vontade, seja porque não quer parar a brincadeira ou porque ainda não conseguiu identificar que está com vontade.

Comece a deixá-lo sem fralda o dia todo

Depois de algumas semanas sem fralda durante a tarde, você pode começar a deixá-lo sem fralda desde a hora em que ele acorda. Em muitos casos a própria criança demonstrará resistência em colocar a fralda depois de acordar, e você pode seguir o tempo dele e deixá-lo sem fralda o dia todo já de início, caso ele queira.

Não dê broncas quando notar escapes

É comum nas primeiras semanas que o bebê faça xixi no sofá ou no chão, já que ele tende a se esquecer de pedir, e você não deve dar broncas. Isso fará com que ele segure ainda mais o xixi e da próxima vez não consiga fazer por medo. 

Você deve sempre dizer que está tudo bem, mas que ali não é o lugar ideal para que ele faça as necessidades, e que ele precisa pedir para você levá-lo ao banheiro.

Leia também Como proteger o sofá no desfralde: dicas para proteger estofados e carpetes

Elogie

Sempre que a criança fizer as necessidades no lugar certo você deve elogiá-la para que ela se sinta orgulhosa e queira fazer sempre xixi no troninho para escutar com que você a parabenize. Além disso, ela naturalmente se sentirá mais orgulhosa de si mesmo ao escutar você elogiando-a, e isso também é válido para crianças que não falam, já que também é possível tirar esses bebês da fralda, sendo importante parabenizá-los também.

Leia também Como desfraldar bebê que não fala? É possível ensinar crianças que ainda não aprenderam a falar a usar o banheiro?

Fique atenta aos sinais

Algumas crianças no início do desfralde podem se esquecer de pedir para ir ao banheiro, mas demonstram vontade de fazer xixi apertando as pernas, agachando e colocando a mão nas partes íntimas.

Caso note que seu filho está fazendo algum desses gestos, leve-o ao banheiro para que ele faça xixi no troninho, lembrando-se de nunca forçá-lo a usar o penico ou vaso se ele não quiser.

Não tenha medo de regredir

Se você notar que o pequeno está tendo escapes frequentes, ainda não pede para ir ao banheiro e só faz xixi no troninho quando você leva, pode ser necessário regredir e esperar um pouco antes de continuar o desfralde, já que isso pode indicar que ainda não é o momento certo.

Porém, não deixe de estimular a criança ao desfralde, levando-a com você ou seu parceiro ao banheiro e conversando sobre como é mais confortável ficar sem fralda.

Viu como iniciar o processo de desfralde pode ser algo simples? Use nossas dicas para tornar esse processo algo mais fácil e tenha em mente que é normal ter que regredir e voltar para as fraldas. Além disso, lembre-se de sempre elogiar seu filho quando ele fizer xixi no banheiro e saiba que em alguns casos o processo pode levar alguns meses, sendo comum escapes esporádicos nesse meio tempo.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!

Stories