Bebê com as pernas arqueadas andando descalço.

Quando as pernas do bebê ficam retas e quando procurar ajuda?

Durante os primeiros meses de vida dos bebês, é natural que eles tenham as perninhas levemente arqueadas, o que pode se estender durante todo o primeiro ano de vida da criança. Isso acontece porque, nesta idade, os bebês ainda estão em desenvolvimento, e os membros e até alguns órgãos ainda estão em desenvolvimento. Mas você sabe quando as pernas do bebê ficam retas?

Embora nem todo bebê tenha a perna arqueadas com os joelhos para fora ou em X, com os joelhos para dentro, esse tipo de diferença nas perninhas pode ser completamente normal e não indicar nenhum problema de saúde. 

Durante a primeira infância até meados dos 7 anos, as pernas das crianças são levemente diferentes das pernas de um adulto, e vão mudando conforme o tempo, onde o joelho pode ficar levemente para dentro antes de finalmente ficarem retos.

Bebê com as pernas arqueadas.

Veja a seguir com quantos anos as pernas do bebê ficam retas e quais situações podem dar origem às pernas arqueadas!

Com qual idade as pernas do bebê ficam retas?

Enquanto alguns bebês podem ter as pernas retas por volta dos 2 anos, outras crianças demoram até os 3 ou 4 anos para atingir esse marco. De modo geral, esse tipo de deformidade é natural dos bebês, que tendem a nascer com as pernas levemente arqueadas por questões biológicas. 

Porém, é muito importante ficar de olho em situações que pode fazer com que a perna do bebê não fiquem retas depois dos 3 anos de idade.

Quais as causas das pernas arqueadas em bebês?

Há alguns anos, as pernas arqueadas eram causadas especialmente por falta de cálcio, chamado de raquitismo carencial. A deficiência do mineral, além de deixar as pernas arqueadas ou em X, ainda afeta o varo e valgo de formas diferentes, além de também afetar o organismo das crianças como um todo.

bebê com as pernas arqueadas dando os primeiros passos com os pais
no geral, as pernas arqueadas são normais e tendem a ficar retas por volta dos 3 anos de idade naturalmente

Hoje em dia, porém, esse tipo de problema nutricional não é mais tão recorrente, e grande parte das deformidades nas pernas dos bebês são natural e não trazem riscos à saúde.

Outra situação que pode acabar deixando as perninhas dos pequenos deformadas é a Doença de Blount, associada com o desenvolvimento de joelho varo durante a primeira infância. 

A patologia deixa a perna mais arqueada por interferir no crescimento interno da tíbia, osso da perna que faz com que os membros fiquem retos. Em situações mais raras, esse tipo de situação pode ter origem congênita, sem doenças subjacentes por trás.

Nesses casos, é possível notar a deformidade desde o nascimento do bebê.

Quando procurar ajuda?

Por ser considerado um desvio natural, as pernas em X, caracterizada pelo quadro de geno valgo onde os joelhos ficam próximos, formando uma imagem de um X ou tesoura, e as pernas arqueadas, quando os joelhos ficam para fora, só devem causar preocupação se a criança tiver mais de 2 anos e se a deformidade for muito acentuada. Isso porque, conforme o bebê cresce e se desenvolve, o natural é que as pernas fiquem retas até se assemelharem a uma perna de um adulto.

Outras situações que podem desencadear esse tipo de quadro e devem ser avaliados por um médico para verificar se o arqueamento é normal são:

  • fraturas prévias;
  • infecções;
  • doenças congênitas;
  • doenças metabólicas;
  • doenças do desenvolvimento;
  • doenças neuromusculares.

As pernas arqueadas interferem no andar do bebê?

Normalmente esse tipo de quadro não interfere no desenvolvimento do bebê, que possui coordenação normal e não apresentam nenhum atraso no andar. Porém, dependendo do grau de curvatura das pernas, a criança pode ter dificuldade em começar a dar os primeiros passos.

imagem de um bebê com pernas arqueadas aprendendo a andar
os bebês que têm as perninhas arqueadas não possuem dificuldade em andar, a menos que o problema seja muito acentuado

Leia também Com qual idade o bebê começa a andar?

Como diagnosticar o quadro?

Na consulta, o pediatra fará uma avaliação por meio de um exame físico completo, onde avaliará a idade da criança, grau de curvatura e tipo de arqueamento.

Se a criança já tem 2 anos e não apresenta quaisquer problemas de saúde, e o arqueamento das pernas for igual em ambos os membros, o médico normalmente não solicitará mais exames, já que nesses casos o mais comum é que se trate apenas de uma curvatura natural.

Porém, quando as pernas têm arqueadura diferente uma da outra, mesmo que a criança tenha apenas 2 anos, pode ser necessário um raio-X para avaliar se há indícios da doença de Blount ou raquitismo.

imagem de um bebê dando os primeiros passos com as perninhas arqueadas
as pernas arqueadas são diagnosticadas pelo médico por meio de exames clínicos e laboratoriais

Já nos casos de crianças acima de 2 anos e 6 meses com qualquer tipo de arqueadura nas pernas, seja assimétrica ou simétrica, será necessário um exame de raio-X para investigar as causas da arqueadura e em casos específicos, exames de sangue.

Qual o tratamento quando as pernas do bebê são arqueadas?

O tratamento vai depender do quadro e tipo de deformidade que o bebê apresenta. Crianças de até 2 anos com as pernas arqueadas ou em X normalmente não recebem nenhum tratamento, e o problema tende a se resolver sozinho conforme o bebê cresce e se desenvolve.

A correção natural acontece entre 3 e 4 anos de idade.

Já quando a criança apresenta um quadro de Doença de Blount ou raquitismo é necessário tratar a doença para que a criança não apresente pioras no quadro, que pode se intensificar durante a adolescência.

Para tratá-las, existem procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que podem ser feitos ainda na infância, como tratamentos ortopédicos regulares e até medicamentos. Em casos mais graves, que apresentam pioras com o tempo, é necessário fazer uma cirurgia para corrigir o arqueamento. 

A cirurgia é feita normalmente aos 4 anos, interrompendo os agravamentos e prevenindo danos permanentes que podem acometer o crescimento da tíbia.

Depois de ver quando as pernas do bebê ficam retas e de ver que esses quadros são, na maioria, normais, procure um médico caso a arqueadura da perna do seu bebê lhe causa preocupações ou interfira no desenvolvimento e no andar do pequeno.

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.

Stories