Qual a idade ideal para aprender inglês?
O desenvolvimento de outra língua é muito importante para o desenvolvimento da criança, já que permite que várias portas se abram no futuro pessoal e profissional, possibilitando mudar de país e realizar intercâmbios, que são excelentes para o crescimento social e cultural. Mas afinal, qual a idade ideal para aprender inglês?
Segundo algumas pesquisas, o ideal é começar o estudo do inglês e outros idiomas aos 2 anos de idade para que seja natural assim como o aprendizado da língua materna.
Porém existem controvérsias segundo o renomado estudo de Massachusetts Institute of Technology, o MIT, em que o ideal seria a partir dos 10 anos de idade e que após os 18 anos essa aptidão dificilmente chegará a ser tão fluente como um nativo mas vale lembrar que existem exceções.
“Há comprovadamente um declínio de aprendizado após essa idade”
Joshua Hartshorne, professor de Psicologia e co-autor da pesquisa.
Já havia um consenso que a aptidão para mais de uma língua traz muitos benefícios como concentração, controle emocional e também aumenta a auto-estima e ativa o cérebro, possivelmente prevenindo doenças como Alzheimer entre muitas outras.
Vale lembrar que o aprendizado de crianças é completamente diferente dos adultos, então o modo lúdico é sempre o melhor caminho, incentive ao pequeno em atividades de completar as músicas e também demonstrar objetos e perguntar como eles são chamados, o uso de um dicionário por mais arcaico que pode parecer vai fazer com que para a busca seja a melhor opção para que os vários aplicativos no celular ou tablet não o distraia.
Não deixe de ensinar e incentivar
Estudar uma língua vai muito além de aprender vocabulário e frases úteis para o dia a dia, aprender um idioma novo é também aprender sobre as pessoas que falam essa cultura e se interessar por costumes, feriados específicos, lendas locais e comidas típicas.
Quando se ingressa em uma escola de idiomas o pequeno provavelmente vai se interessar em saber mais sobre o local, no caso do inglês, Estados Unidos e também Reino Unido.
Nesse momento, o apoio e também pesquisa dos pais pode ajudar e incentivar ainda mais, como por exemplo com a utilização de músicas, animações da Disney e até prometer uma viagem para esses lugares se ele se dedicar aos estudos pois vai dar um senso de propósito, pois sem dúvidas seu pequeno vai querer entender o que falam ao seu redor em uma dessas viagens.
Por mais cansativo, e por alguns momentos parecer impossível, não deixe de incentivar seu pequeno e faça desse momento uma preparação para as coisas que ainda estão por vir na vida do seu pequeno.
Metodologias recomendadas segundo as idades
Aos 3 anos
Com essa idade, seu filho pode memorizar algumas palavras em inglês, como ele apenas decorou a palavra posteriormente pode acabar esquecendo o que é natural.
Por conta da falta de dicção, comum a idade, nesse caso as aulas costumam envolver atividades lúdicas e também atividades que envolvam outras habilidades além da aprendizagem da língua estrangeira.
Entre 4 e 6 anos
Nessa idade, a criança está solidificando o seu sistema cognitivo e consequentemente pode realizar e se preparar para atividade um pouco mais difíceis, como o começo da aprendizagem sobre a gramática.
O uso de jogos ainda é frequente para que a criança entenda tudo de uma maneira mais adequada sem ser tedioso e chato para eles.
A partir de 7 anos
Com a habilidade de se expressar e ler, essas crianças já podem ser submetidas ao processo comum de aprendizagem do inglês.
Nesse momento se utiliza uma grande variedade de estratégias e recursos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades no âmbito da escrita, leitura, audição e fala da língua inglesa.
Os professores podem utilizar leitura de textos, escrita de frases e interação com amigos usando apenas o idioma.
Às vezes pode parecer premeditado colocar a criança na idade ideal para aprender inglês, mas entenda e o faça entender que isso vai fazer uma grande diferença no futuro e daqui uns anos sua criança vai te abraçar e agradecer por ter feito isso e quando feito cedo o inglês vai se tornar tão natural quanto o português.
Aprender um segundo idioma desenvolve habilidades.
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo
Por isso, acreditamos que também é brincando que as crianças ampliam repertório, exercitam a oralidade, mergulham no universo da língua inglesa. E por meio de atividades lúdicas, alinhadas à proposta pedagógica da Escola infantil e Berçario AVIVA, as crianças aprendem o idioma em aulas ministradas integralmente em inglês.