Como proteger o sofá no desfralde: dicas para proteger estofados e carpetes
Durante o processo de desfralde é muito comum que a criança deixe escapar um pouco de xixi e até coco, já que de início ele ainda não está acostumado a ter que parar de brincar e ir até o banheiro. Apesar de ser comum, muitas mães ficam preocupadas com o sofá e outros estofados que podem acabar sofrendo com esse processo. Porém, existem algumas dicas para proteger o sofá no desfralde.
Durante as primeiras semanas do desfralde, a maioria das crianças ainda não conseguem assimilar o tempo todo que precisam ir ao banheiro, já que acabam se distraindo com a TV ou a brincadeira e esquecem de pedir para ir fazer xixi ou coco. Com isso, acabam molhando cadeirinhas de carro, sofá, cama e outros estofados.
A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem ajudar a proteger o sofá do desfralde. Confira a seguir!
Como proteger o sofá no Desfralde
Capas impermeáveis
A primeira dica para evitar que o sofá molhe ou suje é colocar uma capa impermeável, que também pode ser colocada nos colchões para as sonecas da tarde. Com isso, apesar do pequeno ficar molhado, o estofado continuará seco sem necessidade de higienização para tirar o cheiro de urina.
Vale lembrar que você deve proteger os estofados de ficarem molhados e não a criança, já que a intenção é ue sempre que ela fizer xixi nas calças sem querer, sinta-se desconfortável por estar molhada, o que estimulará o pequeno e fazer suas necessidades no penico ou vaso sanitário.
Tapete sanitário de PET
Outra dica que pode ajudar a manter seu sofá sempre limpo são os tapetes sanitários de PETs, uma opção mais em conta se comparada às capas impermeáveis. Para usar os tapetinhos, você pode colocá-los no sofá onde o pequeno fica sentado e cobrir com um pano velho ou lençol.
Quando o xixi vazar, o tapete sanitário evita que ele passe para o estofado, e você poderá trocá-lo por um novo sem necessidade de higienizar, já que é descartável, diferente da capa impermeável que deve ser lavada sempre que o xixi vazar.
Plásticos
Sacos plásticos ou outros plásticos maiores são outra opção para ajudar a forrar o sofá e protegê-lo do desfralde. Porém, essa opção pode ser mais desconfortável, especialmente porque faz barulho e pode acabar escorregando, já que é feito de um material liso, o que fará com que saia do lugar e acabe sujando o sofá.
No entanto, essa é uma boa opção para forrar o carpete de casa, especialmente da sala se for o caso, já que plásticos maiores podem ser prendidos embaixo do sofá para que não deslizem e evita ter que higienizar o carpete para tirar o odor e umidade.
Dicas para o desfralde
Escolha o momento certo
Não é apenas seu filho que deve estar pronto para o desfralde, mas você também precisa estar preparada para passar por todo o processo.
Isso porque durante o desfralde é normal que seu filho faça xixi e coco no sofá, no chão ou no carro em algum momento, além de ser necessário muita paciência para ensiná-lo usar o banheiro.
Nunca inicie o processo de desfralde porque uma amiga te indicou, ou porque os avós da criança disseram que ele está grande para usar fraldas. Pense especialmente no bem-estar do bebê e escolha o momento certo para vocês dois.
Leia também Qual a melhor idade para o desfralde?
Não tente apenas o penico
Um erro comum em mães de primeira viagem é tentar o desfralde apenas no penico. Porém, algumas crianças podem se sentir mais confortáveis fazendo suas necessidades direto no vaso sanitário, e você pode optar por redutores para auxiliá-lo nesse processo.
Da mesma forma, não tente apenas o redutor e é importante tentar o desfralde com as duas opções para verificar qual é melhor para o pequeno.
Faça o desfralde no verão
Como será comum que seu pequeno deixe xixi escapar nos primeiros dias, o mais indicado é que você faça o desfralde durante o verão. Além disso, nessa estação transpiramos mais e fazemos menos xixi, além de usarmos menos roupa, o que facilita na hora de ir ao banheiro.
Parabenize as conquistas
Parabenize o pequeno sempre que ele fizer xixi e coco no vaso ou troninho, já que cada conquista representa uma grande evolução na vida dos pequenos. Isso estimulará a criança a fazer sempre suas necessidades no lugar certo e a deixará orgulhosa de si mesma.
Evite repreender
Evite os comentários e repreensões que deixem seu filho desconfortável, especialmente na frente de avós, irmãos e tios. Isso fará com que ele se sinta constrangido, podendo atrapalhar o processo de desfralde.
Caso ele faça xixi no sofá, explique que ali não é o local certo de fazer as necessidades, mas que está tudo bem e que da próxima vez ele deverá lhe chamar para que o leve até o banheiro para fazer xixi no troninho ou vaso.
Leia também 7 Ações que não se deve fazer no Desfralde
Não pergunte se ela quer ir ao banheiro
Isso mesmo! Não pergunte se seu pequeno quer ir ao banheiro, a resposta será quase sempre não, especialmente se ele estiver empolgado com a brincadeira. O ideal é que você diga “Vamos ao banheiro” e o leve, especialmente ao notar que faz algumas horas que ele não pede para fazer xixi.
Fique de olho nas posições
Algumas crianças que estão sendo desfraldadas podem resistir quando você chamar para ir ao banheiro, mas começam a se agachar ou apertar as pernas, ou até mesmo colocar as mãos nas partes íntimas quando querem fazer xixi.
Ao notar alguma dessas posições na criança, leve-a ao banheiro e peça para ela avisar quando quiser fazer xixi ou coco para que você possa levá-la a tempo, assim ela não ficará molhada ou suja.
Escolha as roupas ideias
Durante o desfralde você deve sempre optar por roupas leves, confortáveis e de fácil remoção, já que de início a criança pode não conseguir esperar que você tire todas as partes de baixo se levar muito tempo.
As melhores opções são os vestidos e shorts, e nos dias de muito calor, deixar os pequenos de calcinho e cueca também ajuda bastante no desfralde.
Nunca o obrigue a usar o penico
Apesar de ser indicado levar o pequeno no banheiro mesmo que ele diga que não está com vontade, você deve respeitar a criança.
Ao chegar no banheiro, se ele não quiser se sentar para fazer xixi, não o obrigue.
Isso pode criar uma certa resistência que fará com que ele pare de usar o troninho ou vaso sanitário, podendo até gerar traumas que atrasam o processo natural de sair das fraldas por medo.
Leve roupas extras nos passeios
Sempre que for sair, leve calcinhas ou cuecas extras e roupas, além de sapatos, já que as necessidades podem escorrer para os pés. Além disso, não se esqueça de levar o pequeno ao banheiro dos locais do passeio, mas lembre-se de repreender de forma amigável caso ele se esqueça de pedir e acabar deixando as necessidades escaparem.
Agora que você viu como é fácil proteger o sofá do desfralde, use nossas dicas para forrar tanto o sofá como os outros estofados. Afinal, é muito comum durante os primeiros dias sem fralda que os pequenos acabem deixando escapar um pouco de xixi, especialmente no sofá onde eles se sentem mais confortáveis e acabam esquecendo que precisam ir até o banheiro.
Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Escola e Berçário de Educação infantil – Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!