Porque o ócio é importante para crianças?
O futuro da criança é uma grande fonte de preocupação para os pais. Por isso é comum que na tentativa de uma vida mais produtiva e culturalmente rica, muitas famílias costumam colocar os pequenos para realizar diversas atividades e cursos durante a primeira infância. Mas então por qual razão muitos especialistas defendem o ócio para crianças?
Segundo a pesquisadora Mary Helen Immordino-Yang, do Instituto do Cérebro e da Criatividade da Universidade do Sul da Califórnia, em um artigo publicado pela BBC:
“Esse tempo de ócio te ajuda a reconhecer a importância mais profunda das situações. Ajuda a entender o significado das coisas. Quando você não está dando significado para as coisas, está apenas reagindo e agindo no momento, e você estará sujeito a muitos tipos de comportamentos e crenças cognitivas e emocionais não apropriadas para o ambiente”.
Mary Helen Immordino-Yang
Ou seja, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança que elas tenham esse tempo de reflexão e inatividade, para que uma parte especificia do cérebro, chamada de rede neural, seja ativada e aja de forma a consolidar a mémoria e visão de futuro.
Curiosamente em países como a Finlândia, que possui um dos maiores e melhores índices educacionais do mundo, observou-se que a medida que tempo para brincadeiras e intervalos aumentava consequentemente o rendimento escolar dessas crianças melhorava.
Brincar é muito mais que entretenimento durante o desenvolvimento da criança, ela tem papel fundamental no crescimento como ser humano, por isso é importante que os pequenos também tenham tempo livre.
É também por meio de brincadeiras que o pequeno conhece o mundo, as relações sociais, múltiplas possibilidades, organiza suas emoções e também elabora sua autonomia.
Os benefícios
Durante esse tempo ócio é recomendado que a criança possa escolher qualquer brincadeira, o que ela quer fazer, de qual ela quer jogar. Nesse sentido a brincadeira se desenvolve também no âmbito da aprendizagem de forma prazerosa, onde o pequeno ainda pode explorar a criatividade fazendo regras e criando histórias.
Com as brincadeiras ainda se cria situações e diversos meios lúdicos de se resolver conflitos, tendo a devida compreensão do ponto de vista de outros e ao mesmo tempo que tentam entender os seus para que todos possam se entender de uma forma muito divertida.
Além disso, é possível estimular sua criatividade, dando uma nova perspectiva de mundo e cotidiano pela ótica infantil, também colocando para fora todas as suas emoções, angústias, medos e agressividade. E também fazendo com que o seu pequeno se conheça mais e também o grupo no qual está interagindo.
Outro ótimo uso do tempo livre é o contato com a natureza, que pode tirar as crianças de uma rotina mais conturbada e movimentada das cidades grandes, lugares como parques e praias são boas para esses momentos e experiências.
Respeite o tempo livre das crianças
Alguns outros pontos devem ser considerados pelo pais, como que precisam sempre deixar que seus filhos tenham um momento do seu dia para brincar e dar liberdade para escolher e se desenvolver as atividades da forma e com regras que desejarem.
Respeitar as suas escolhas
Não obrigue os seus pequenos a fazer algo que eles não queiram, sempre olhe seus gostos e interesses, mostre o máximo de gama de opções possíveis, isso é importante e vale pra brincadeira e atividades como futebol, ballet, música, entre outros.
Não sobrecarregue
Depressão e estresse não são apenas um problema recorrente em adultos, os pequenos também podem sentir isso, então não sobrecarregue de forma alguma eles. Caso note algum sintoma consulte um especialista.
Deixe que errem
As crianças podem e devem errar para aprender, desde que isso não ofereça grande perigo a elas, as disputas são uma parte para que elas aprendam, não interfira.
Deixe-as serem criativas
As crianças atualmente estão acostumadas a ouvir instruções e os professores já detectaram esse problema em atividades escolares, como desenho livre, por exemplo. A criatividade é algo muito importante para os pequenos, então tente estimular elas a serem sempre criativas em seu tempo ocioso.
Ofereça atividades em grupo e ao ar livre
Não deixe a criança apenas em casa, deixe elas irem além da televisão ou do videogame, faça elas praticarem esportes, explorar a natureza e o ar livre, veja filmes, faça uma boa leitura, estimulando tudo o que foi falado no texto até aqui, não a deixe ficar isolada em casa.
Seja participativo
E é claro, seja participativo em seus interesses e hobbies, tente passar o máximo de tempo com a sua criança. A vivência de momentos incríveis passa por você ser participativo.
A necessidade do nada para crianças
O importante do ócio para crianças não é apenas o fazer nada, e sim aprender brincando. A infância deve ser algo prazeroso e vivida de forma intensa, com muitas brincadeiras e que estimule ao desenvolvimento da criança. Esse tempo muitas vezes não precisa ter um significado, apenas deixe os pequenos brincarem, qualquer atividade de modo seguro irá estimular algo nela, seja criatividade, sua esportividade, a sua inteligência, entre outros.
Atividades que desenvolvem habilidades
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo. São elas: programa nilíngue, natação, teatro, judô e balé.
Todas as atividades extras podem ser contratadas pelas famílias na escola. Venha conhecer nossas unidades, e veja o ambiente que criamos especialmente para o seu filho explorar e aprender com amor e segurança.
.