Pode colocar o bebê em pé com 2 meses? Entenda os cuidados necessários!
Que cada bebê possui um tempo diferente para se desenvolver, isso grande parte das mamães já sabem, não é? A grande dúvida, porém, é se podemos estimular o desenvolvimento do bebê e ajudá-lo a se desenvolver sem prejudicar sua saúde. Muitas mães, por exemplo, têm dúvidas se podem colocar o bebê em pé com 2 meses ou se podem estimular o pequeno a ficar em pé antes da hora.
De modo geral, existe um parâmetro para o desenvolvimento dos bebês que variam para mais ou para menos de acordo com cada indivíduo específico. Isso não significa, por exemplo, que não possa haver exceções: algumas crianças podem dar seu primeiro passo muito antes ou muito depois da média, o que pode ser normal e não significar que seu bebê tem algum atraso.
Para tirar suas dúvidas sobre colocar o bebê em pé e os riscos de fazer isso muito cedo, separamos um post falando mais sobre o assunto. Confira a seguir!
Com quantos meses o bebê fica em pé?
Normalmente, a maioria dos bebês começa a firmar as perninhas e ficar em pé quando apoiados pelos pais por volta dos 4 meses, mas alguns bebês podem ficar mais firmes antes dessa idade.
Antes disso, algumas crianças podem ter dificuldade de sustentar o peso para ficar com a perna mais reta e rígida, especialmente porque a musculatura ainda é muito nova para ficar em pé, até mesmo com apoio.
É só por volta dos 8 meses quando a criança consegue se sustentar se apoiando em móveis e até mesmo segurando na mão de algum adulto para ajudá-lo a ficar em pé.
Leia também: 10 Sinais de que um bebê vai andar logo
Pode colocar o bebê em pé com 2 meses?
De modo geral, os bebês não ficam em pé com essa idade, especialmente porque a musculatura ainda não está pronta. Em situações raríssimas, porém, alguns bebês podem tentar ficar de pé sozinhos e até gostam dessa posição, normalmente quando estão no colo.
Isso acontece porque algumas crianças têm o desenvolvimento motor mais avançado do que outros, e gostam de ficar de pé quando os adultos os seguram com as mãos por baixo das axilas.
Caso seu bebê goste dessa posição, não tem problema deixá-lo de pé esticando as perninhas por poucos minutos, desde que você não o force e a vontade venha da própria criança. Afinal, nem todos os bebês possuem esse desenvolvimento nessa etapa, e estimulá-lo a ficar em pé com 2 meses pode lesionar as articulações e até os ossinhos do pequeno.
Quando posso começar a estimular meu filho a ficar em pé?
Você pode estimular seu filho a ficar em pé a partir dos 8 meses, especialmente se ele já mostra interesse em mudar de posições ou se gosta de subir nas coisas e escalar móveis como o sofá, por exemplo.
Porém, vale lembrar que você nunca deve forçar o pequeno a ficar em nenhuma posição ou a desenvolver uma nova habilidade: se quando você coloca a criança em pé as perninhas não ficam firmes e ele não demonstra interesse em ficar nessa posição, pode ser necessário esperar mais algumas semanas para estimular a criança a ficar em pé.
Você ainda pode gerar estímulos que o façam se desenvolver de forma natural, como, por exemplo, colocar brinquedos que ele gosta em cima do sofá para que ele fique de pé e alcance o objeto.
Para complementar essas informações, recomendamos que veja a opinião da Carolina Reinecke, Fisioterapeuta Neuropediátrica:
Pode colocar o bebê em pé com 2 meses no colo?
O mais natural é que bebês recém nascidos e com 1 mês de vida ainda ficam deitados quando estão no colo.
No entanto, algumas crianças conseguem ficar com a coluna mais ereta e firmam o pescoço aos 2 meses de idade, e desde que você segure as costas do pequeno com uma das mãos para dar estabilidade e evitar pequenas lesões, não há problema algum em segurá-lo nessa posição.
Você também pode colocá-lo em pé em seu colo com a cabeça apoiada no peito, sendo uma posição bastante confortável para bebês menores.
Lembre-se de sempre apoiar a coluna do bebê, mesmo que ele já tenha mais de 6 meses.
Veja também a opinião do médico pediatra Dr. Daniel Portela:
Com quantos meses as perninhas do bebê ficam mais firmes?
Por volta dos 3-4 meses o bebê começa a firmar mais as pernas, especialmente quando um adulto o segura e seus pezinhos tocam o chão ou o colchão.
Porém, nessa idade ainda não é indicado segurá-lo muito nessa posição nem deixá-lo forçar as perninhas, a menos que seja um estímulo que ele procure, além de fazer grande parte do esforço para que ele não suporte todo o peso do corpo sozinho com as perninhas.
Agora que você viu que não pode colocar o bebê em pé com 2 meses, a menos que seja um marco de desenvolvimento do pequeno, lembre-se de nunca forçar a criança a ficar em nenhuma posição que ela ainda não tenha tentado alcançar, especialmente sem apoio correto e sem a recomendação do pediatra.
Cuidado com acidentes
A fase de descobertas do seu filho é emocionante, mas também exige atenção especial à segurança em casa. Aqui estão algumas dicas para criar um ambiente tranquilo e seguro:
- Escolha um berço de qualidade e seguro, preferencialmente com certificações reconhecidas. Modelos maiores que podem se transformar em caminhas são uma ótima opção para acompanhar o crescimento do bebê.
- Verifique as travas de segurança das laterais do berço. Certifique-se de que a grade lateral está fixamente travada dos dois lados, garantindo a segurança quando o bebê estiver de pé.
- Mantenha uma distância mínima de 4,5 a 6,5 cm entre as barras laterais do berço para evitar que o bebê prenda partes do corpo.
- Evite o uso de protetores de berço, conforme recomendação da Associação de Pediatria Brasileira, devido ao acúmulo de pó e ao risco de o bebê usar como degrau.
- Posicione o berço longe de cortinas e janelas para evitar que o bebê puxe objetos e se machuque. Idealmente, coloque-o perto de paredes ou no centro do quarto.
Lembre-se de que esta fase é repleta de descobertas e grandes percepções na vida dos nossos filhos. Todo cuidado é essencial para garantir que eles vivam essas etapas com segurança. Como pais e responsáveis, encare essa nova fase com carinho, mesmo que apresente desafios inesperados.
Berçário da Escola AVIVA
No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.
Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.