Introdução alimentar: quando e como iniciar?
Neste vídeo, você confere um trecho da live realizada com a nutricionista materno-infantil Carol Albuquerque e a empresária e fundadora do PFzinho, uma empresa especializada em alimentação infantil, Sabrina Franzoi. No corte, elas explicam: Como iniciar a introdução alimentar o bebê como fazer da forma correta?
Quando começar a introdução alimentar?
A introdução alimentar é um marco importante no desenvolvimento do bebê, mas saber quando e como começar pode ser uma dúvida comum para os pais. Em geral, os especialistas recomendam iniciar a introdução alimentar por volta dos seis meses de idade, quando o bebê já desenvolveu algumas habilidades fundamentais, como controle da cabeça e capacidade de se sentar com apoio.
Antes de iniciar a introdução alimentar, é fundamental observar alguns sinais de prontidão do bebê, como o interesse pelos alimentos, capacidade de pegar objetos com as mãos e a perda do reflexo de protrusão da língua (empurrar automaticamente a comida para fora da boca). Esses sinais indicam que o bebê está preparado para experimentar novos sabores e texturas.
Quando chegar o momento adequado, você pode começar a introdução alimentar BLW seguindo algumas orientações simples. Comece oferecendo alimentos em pedaços ou cortados em formatos que sejam fáceis de segurar, como palitos ou pedaços de frutas ou legumes. Evite alimentos pequenos, duros, pegajosos ou com alto risco de engasgo, como nozes ou uvas inteiras.
Ofereça uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos, como legumes cozidos, frutas macias, cereais integrais e proteínas leves. Permita que o bebê toque, explore e experimente os alimentos no seu próprio ritmo. Não se preocupe se ele brincar com a comida ou não comer muito no início, pois a alimentação nessa fase é mais sobre a descoberta do que a quantidade consumida.
Esteja presente e atento durante as refeições, observando o bebê e fornecendo suporte, se necessário. À medida que o bebê se familiariza com os alimentos sólidos, você pode gradualmente aumentar a variedade e a consistência, introduzindo alimentos mais desafiadores, como carnes, grãos inteiros e laticínios.
Lembre-se de que cada bebê é único e pode ter um ritmo de desenvolvimento diferente. Se tiver dúvidas ou preocupações, é sempre recomendado buscar orientação de um profissional de saúde, como um pediatra ou nutricionista infantil, que poderá oferecer orientações personalizadas de acordo com as necessidades e o desenvolvimento específicos do seu bebê.
👉 ACOMPANHE A DRA. CAROL ALBUQUERQUE:
- Agendar Consulta ► https://l1nk.dev/Agendar-Consulta-com-Carol
- Instagram ► https://www.instagram.com/nutricarol.albuquerque/
- Ebook BLW ► https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/e-book-guia-blw/W43849354W
👉 ACOMPANHE O PFzinho 🥦 por Sabrina Franzoi:
Instagram: ► https://www.instagram.com/pf_zinho_com/
Site: ► www.pfzinho.com
Blog: ► www.pfzinho.com/blog
Conheça a Aviva
A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.
Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.
Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.