Quais são os grupos da educação infantil e como eles influenciam no ensino das crianças?
A educação oferecida para bebês e crianças é dividida por grupos da educação infantil, e em cada uma deles são ensinadas habilidades, conhecimentos e valores diferentes, de acordo a capacidade e intelecto de cada faixa etária. Isso porque em cada uma dessas etapas a criança está apta a aprender informações específicas, que são melhores desenvolvidas quando apresentadas na idade correta.
Ensinar novas habilidades para as crianças não é uma tarefa muito difícil, já que por serem lúdicas e gostarem de repetir o que veem o outro fazer, fica mais fácil vê-los desempenhar as atividade propostas. No entanto, na hora do ensino não é só importante que os pequenos reproduzam o que está sendo proposto, mas que também entendam o que estão fazendo e por que estão fazendo. E é por isso que as escolas infantis usam a base de ensino proposta pelo MEC.
Para que você tenha uma noção básica do quais são os grupos da educação infantil e o que é ensinado em cada uma delas, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!
Quais são os grupos e as etapas da educação infantil?
O Ministério da Educação (MEC), desenvolveu em 1999 um Referencial Curricular Nacional (RCN) para estabelecer as diretrizes sobre os objetivos, orientações didáticas e conteúdos para educadores que ensinam crianças de 0 a 5 anos de idade, e é sobre elas que vamos falar nos tópicos seguintes.
Grupos e as etapas da educação infantil: berçário
O berçário é um local em que normalmente se trabalha com crianças de 4 meses até os 2 anos de idade baseando-se nas etapas da educação infantil. Porém, quando falamos dos grupos de educação infantil, o berçário abrange apenas bebês até 1 ano de idade.
No berçário, os bebês menores de 1 ano não somente se alimentam, tomam banho e brincam, mas também se desenvolvem integralmente, indo desde aspectos cognitivos e psicomotores, até os sociais e emocionais, de acordo com sua diversidade e individualidade.
Nessa fase os bebês começam a reconhecer os limites do seu próprio corpo e se relacionar com o mundo que está a sua volta, e é também a partir daqui que os cinco sentidos começam a ser apurados.
Por meio de brincadeiras, a equipe pedagógica trabalha estímulos motores, sensoriais e a interação dos bebês de até 1 ano de idade, além de cuidar da alimentação para que a introdução alimentar seja feita de acordo com as necessidades de cada bebê individualmente.
Grupo 1
O grupo 1 abrange crianças entre 1 e 2 anos de idade, e aqui começam a ser trabalhadas as artes visuais, linguagem oral, movimento, natureza, sociedade e também a matemática.
Durante esse período o desenvolvimento infantil começa a ser acelerado, e como as crianças de até 2 anos de idade já possuem um grau de autonomia maior e um aprendizado mais profundo, já que entendem o que está sendo dito, as atividades são voltadas para transformações sócio afetivas, cognitivas, linguagem e motoras.
Para isso, a equipe trabalhará atividades que estimulem:
- comunicação e expressão.
- imaginação
- criatividade;
- movimento e equilíbrio;
- foco e atenção.
Grupo 2
No grupo 2, a educação infantil trabalha com os pequenos de 2 a 3 anos, e nesta etapa serão ensinadas atividades para que a criança aprenda a:
- explorar seus 5 sentidos com texturas, sons, gestos, cores e alimentos diferentes;
- conhecer a si próprio, seu corpo e suas identidades culturais, pessoais e sociais;
- movimentar-se com mais facilidade pelos ambientes;
- identificar expressões e sentimentos a fim de aprimorar sua capacidade de interagir e comunicar.
Grupo 3
No grupo 3, as atividades são voltadas para as crianças que têm entre 3 e 4 anos, e nesta etapa o desenvolvimento intelectual dos pequenos começa a ser maior, sendo possível aplicar atividades para trabalhar:
- reconhecimento de números;
- operações e contagens orais;
- noções espaciais;
- noções de posição, direção, tempo, grandeza e sentido;
- comunicação de diversas formas diferente, relatando experiências casuais e temporais;
- manipulação de materiais diversos, brinquedos e objetos com o objetivo de aperfeiçoar as habilidade manuais;
- melhora nos movimentos de encaixe e lançamento.
Grupo 4
Os profissionais que lidam com o grupo 4 da educação infantil, trabalham com crianças de 4 a 5 anos de idade, que já estão mais aptas a atividades mais complexas e devem aprender:
- controlar os movimentos e coordenação com mais destreza;
- desenvolver o vocabulário, tornando-o mais complexo e rico;
- demonstrar empatia pelos colegas;
- desenvolver critérios morais, democrático e cívico;
- expressar os sentimentos e sensações de forma corporal e verbalmente;
- diferenciar as letras dos números;
- demonstrar interesse por leitura e escrita;
- comparar quantidades e grandezas;
- melhorar a percepção de conceitos especiais.
Grupo 5
O último grupo da educação infantil, chamado de grupo 5, fecha o primeiro ciclo de educação básica. Os alunos dessa fase têm entre 5 e 6 anos, e depois de completar 6 anos de idade, deverão seguir para o Ensino Fundamental que vai desde o primeiro até o nono ano, para então ingressar no ensino médio.
De acordo com o Ministério da Educação, as crianças nesta etapa devem ser incentivadas à alfabetização, sociabilidade, raciocínio lógico e coordenação motora. Para isso, devem aprender:
- conviver em sociedade com os colegas de classe;
- compreender e conseguir gerenciar seus próprios sentimentos;
- coordenação motora grossa – pular e correr – e fina – pintar e desenhar;
- pensamento crítico;
- operações matemáticas simples como soma e subtração.
Viu como os grupos e etapas da educação infantil são importantes para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos? A partir desses grupos, a equipe pedagógica das escolas conseguem montar atividades para desenvolver as habilidades necessárias em cada idade, a fim de que seu filho possa chegar no ensino fundamental usando toda a sua capacidade de aprendizagem.
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