Como a escola infantil pode auxiliar na alimentação do seu filho?
Manter os hábitos alimentares saudáveis nas crianças pode ser uma tarefa muito difícil, especialmente com tantos atrativos em todos os lugares: fast-food, refrigerantes e sobremesas. Um medo muito comum em pais que pretendem colocar seus filhos em uma escola é como a escola infantil pode auxiliar na alimentação do seu filho e contribuir para uma melhor qualidade de vida.
O principal objetivo de uma escola infantil e berçário é contribuir para a formação integral das novas gerações, e isso envolve todos os aspectos de aprendizagem, desenvolvimento, saúde e bem-estar dos pequenos. É pensando nisso que várias instituições escolares optam por manter um cardápio equilibrado na hora das refeições principais e na hora do lanche.
Já que as crianças não estão habituadas a consumir legumes e frutas com muita facilidade, existindo uma espécie de aversão a esse tipo de alimento, a escola pode ajudar na introdução a alimentos diferentes e nutritivos.
Assim como tudo na vida, se alimentar de forma mais saudável também é um hábito que devemos praticar desde pequenos, sendo muito importante que a escola auxilie os pais na hora de oferecer alimentos que contribuem para a saúde dos pequenos.
Entenda mais sobre esse assunto a seguir!
Como a escola infantil pode auxiliar na alimentação do seu filho?
Dentro de uma cozinha de escola infantil, existe uma profissional formada em nutrição que tem o papel de desenvolver um cardápio que seja agradável para os pequenos, mas ainda assim, rico em nutrientes. Pensando nisso, essas profissionais buscam formas de apresentar alimentos saudáveis como verduras, legumes e hortaliças para despertar a curiosidade e desejo das crianças.
Isso faz com que elas acabem provando alimentos novos sem se dar conta de que trata-se de um alimento saudável, e muitos vezes desenvolvem o hábito de consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais junto com os coleguinhas, já que é comum que tenham o desejo de provar um alimento diferente ao ver outra criança começando.
Você já notou que algumas vezes seu filho come uma fruta ou verdura diferente na casa da avó ou dos tios que ele não costuma aceitar muito bem em casa? Isso acontece por curiosidade e por vontade de imitar outras pessoas que ele gosta. Na escola, acontece a mesma coisa.
Variedade de alimentos
Outro ponto importante em que a escola infantil pode auxiliar na alimentação do seu filho é na hora de ofertar alimentos variados de vários grupos alimentares. O feijão, por exemplo, pode ser substituído por lentilhas, grãos de bico e até feijões diferentes como o branco e o preto.
Isso faz com que seu pequeno conheça mais alimentos e receba nutrientes diferentes todos os dias, sem deixar de consumir os grupos alimentares que ele precisa para crescer e se desenvolver de forma mais saudável.
Lanches entre as refeições
Na escola infantil as crianças também recebem opções mais saudáveis de lanches entre as refeições, incluindo bolos e pães, dois alimentos que elas gostam e estão habituadas.
Isso porque, com a ajuda da nutricionista, fica mais fácil ofertar esse tipo de alimento em versões menos calóricas e com menos açúcares, como os pães e bolos integrais.
Junto a isso, os pequenos recebem mais vitaminas e fibras, que são encontradas nas farinhas integrais, o que também ajuda a manter a saúde do intestino em dia sem que deixem de comer aquilo que gostam.
Como posso manter a alimentação saudável do meu filho em casa?
Uma dica para manter a alimentação saudável do pequeno também em casa é oferecer arroz e macarrão integrais e aumentar a quantidade de legumes que ele consome. Como algumas crianças não costumam aceitar muito bem certos vegetais, você pode “escondê-los” em almôndegas, hambúrgueres e até nas leguminosas, como as cenouras que podem ser cozidas em pequenos cubinhos junto com os grãos de feijão.
Porém, o ideal é que você apresente os alimentos sem camuflagem para os pequenos, ajudando-os a se habituar a consumir legumes e hortaliças no dia a dia, e use as dicas de colocar esses alimentos escondidos na comida apenas no inicio quando a criança ainda não aceita consumi-los livremente.
Vale lembrar que quanto menor o bebê, mais fácil fica de incluir hábitos saudáveis em sua alimentação, especialmente se ele for menor de 1 ano de idade.
Outra dica importante é incentivar a participação do pequeno na hora do preparo das refeições. Quanto mais envolvida a criança estiver com os alimentos saudáveis, mais ela vai querer provar. Se seu pequeno tiver idade para lhe ajudar na cozinha, chame-o para participar em coisas fáceis e que não são perigosas, como ajudar a lavar as folhas das saladas, misturar os ingredientes fora do fogo e até mexer em preparos frios.
Opções saudáveis para oferecer para a criança em casa
Antes de introduzir qualquer alimento na alimentação do seu filho é necessário informar o pediatra para que juntos vocês possam montar um cardápio com opções mais saudáveis na hora dos lanches e das refeições principais.
Algumas opções que podem deixar a alimentação do seu filho mais saudável incluem aumentar a quantidade de frutas e verduras oferecidas durante as refeições e fazer trocas inteligentes. Por exemplo, se seu filho gosta muito de consumir leite, por que não fazer uma vitamina de leite com aveia, banana e mamão ao invés de oferecer leite com achocolatado?
Você também pode aumentar a quantidade de proteína que ele consome oferecendo ovinhos de codorna com tomatinhos na hora do lanche e ovos mexidos no café da manhã.
Você também pode trocar o pão por uma tapioca com queijo branco e o suco de caixinha por águas saborizadas com frutas e ervas, por exemplo.
Os iogurtes industrializados cheios de açúcar podem ser substituídos por iogurtes naturais com morangos e uvas e as bebidas com achocolatado podem ser substituídas por leite com cacau, um alimento bastante nutritivo e saudável para as crianças. Dependendo da idade, você ainda pode adoçar a mistura com mel, desde que o pediatra tenha liberado.
Na hora das refeições principais, aposte no mundo lúdico da criança e dê nomes diversos aos pratos. O macarrão gravatinha com brócolis, por exemplo, vira borboletas no meio da floresta.
Você também pode tentar oferecer alimentos em várias texturas e formas diferentes. A cenoura pode ser uma hora assada, outra em forma de purê, outra ralada na salada e assim por diante.
Depois de ver como a escola infantil pode auxiliar na alimentação do seu filho, você pode ficar despreocupado quanto aos tipos de alimentos que são ofertados para as crianças em escolas infantis. Aqui na Aviva, por exemplo, nós prezamos pela alimentação nutritiva desde criança, e junto com nossa nutricionista, montamos um cardápio rico em vitaminas e minerais para ajudar seu filho a crescer forte e saudável enquanto aprende e se desenvolve!
Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Escola e Berçário de Educação infantil – Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!
Alternar painel: Yoast SEO
Yoast SEO
Abrir o painel de publicação
- Documento
- Bloco
ParágrafoComece com o bloco fundamental de toda a narrativa.
Configurações do texto
Tamanho da fonteNormalRedefinirLetra capitular
Alternar para mostrar uma letra inicial grande.
Configurações de cor
Avançada
Pule para o bloco selecionado
e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!