Como a educação infantil auxilia o desenvolvimento das crianças?
A educação infantil é um dos aspectos mais importantes na hora do desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial das crianças, especialmente por estimular o potencial de cada uma delas, fazendo com que elas usem toda a sua capacidade para o aprendizado. Mas você sabe como a educação infantil auxilia o desenvolvimento das crianças?
A primeira idade pode ser entendida como o período de 0 a 5 anos de idade, o qual faz parte das etapas da educação infantil. Nessas idades, os pequenos já conseguem entender o que acontece à sua volta, embora de uma forma mais simples, especialmente quando muito pequenos.
Mas engana-se quem acredita que os bebês se esquecem do aprendizado que tiveram na primeira infância, já que alguns especialistas acreditam que as experiências que eles têm nos primeiros anos de vida influenciam diretamente no desenvolvimento ao longo do seu crescimento.
Quanto melhor o desenvolvimento da criança durante a primeira infância, maiores serão as chances de alcançar o pleno potencial ao longo da vida e ter menos dificuldades quando chegar no ensino fundamental.
Para que você entenda melhor sobre como a educação infantil impacta no desenvolvimento das crianças, separamos um post explicando mais sobre isso. Veja a seguir!
Como a educação infantil auxilia o desenvolvimento das crianças?
Socialização
Um dos primeiros aprendizados das crianças nas escolas é a socialização, já que antes os pequenos se relacionavam apenas com os pais, avós e tios. Pessoas que desenvolvem suas habilidades sociais dentro de ambientes de troca de conhecimentos e interação possuem maior facilidade na hora de se comunicar, enfrentar obstáculos, trabalhar em equipe e sentir-se mais seguros.
Na primeira infância, a criança é estimulada às habilidades comunicativas, a conhecer pessoas, pedir apoio do professor quando sentir necessidades, dividir seus brinquedos e trocar experiências. Apesar de parecer simples, essas atividades despertam traços essenciais no âmbito social dos pequenos, que fazem muita diferença no futuro.
Além do mais, é na escola que as crianças aprendem a desenvolver a fala da melhor forma possível e aprendem novas palavras, já que a convivência com mais pessoas enriquece o dialeto e aumenta o vocabulário, auxiliando-os a formar frases e conversar.
Tolerância
Viver dentro de uma diversidade social nos permite conviver todos os dias com pessoas de gêneros, crenças e etnias diferentes, e a tolerância nos permite saber lidar com essa diversidade, garantindo que possamos fazer construções de sociedades inclusivas.
Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das habilidades mais necessárias para o desenvolvimento infantil social, garantindo que a criança possa desenvolver e alinhar valores para conviver em sociedade de forma pacífica.
Isso porque, quando seu filho tem contato apenas com a família, terá menos chances de desenvolver tolerância por não conhecer ou ter contato com a diversidade que encontramos no mundo. Ao frequentar a escola, não somente terá contato com pessoas diferentes, mas também poderá expandir sua percepção do ser humano, aumentando sua resiliência e formando seus valores.
Resistência às frustrações
É ainda na primeira infância que aprendemos a lidar com o “não” que escutamos dos pais.
E embora hoje em dia muitas crianças não estão acostumadas a escutar “não” em casa, essa é uma dinâmica necessária para que ele aprenda a lidar com frustrações, já que a satisfação contínua pode formar jovens e adultos incapazes de lidar com os problemas e frustrações.
A escola é um ambiente favorável para aprender mais sobre isso, já que a criança nem sempre terá a atenção do professor só para ela, nunca será campeão em todas as brincadeiras e nem sempre será o melhor em todas as atividades.
De início, essas frustrações irão incomodá-la e os profissionais são treinados para saber lidar com a situação de modo que a criança entenda que a frustração é algo natural e que precisa ser enfrentada e transformada em motivação para tentar de novo.
Desenvolvimento da linguagem
Como dito antes, muitas crianças aprendem a falar quando entram na escola, e muitos melhoram suas habilidades com a linguagem ao serem apresentadas a um novo dialeto. Esse desenvolvimento reflete diretamente no desempenho de situações como provas de vestibulares até uma entrevista de emprego.
Isso acontece porque, quanto mais cedo o indivíduo é estimulado positivamente na fala, melhor será sua compreensão e desenvolvimento.
Ensinamentos básicos de matemática
Na primeira infância também aprendemos os conhecimentos básicos de matemática como fazer contas de subtração e soma, identificar números, contar e diferenciar grandezas e volumes. Apesar de parecer algo simples, esse conhecimento é essencial e serve como base para ensinos mais complexos no ensino fundamental, podendo até refletir no ensino médio e faculdade.
Organização, rotina e comportamento
Crianças que não participaram da educação infantil e partem direto para o ensino fundamental podem apresentar dificuldades em:
- cumprir rotina;
- organização pessoal;
- comportar-se na sala de aula.
Isso normalmente acontece porque a criança tem um choque grande de liberdade, já que em casa não existem tantas regras quanto no ambiente escolar. Ao ser exposta a isso, o pequeno pode achar que a escola é um ambiente chato ou ruim, afetando sua relação com o aprendizado e estudo.
Ao frequentar a escola desde pequeno, a criança se habitua com esse ambiente, e a transição passa a ser mais suave de acordo com as exigências que aumentam gradativamente no novo ensino.
Agora que você viu como a educação infantil auxilia o desenvolvimento das crianças, ficou mais fácil entender todos os benefícios da escolinha na vida do seu filho, não é? Lembre-se que, quanto antes os pequenos são expostos ao aprendizado, melhor se desenvolvem dentro dos estudos quando forem maiores.
Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!