veja como a escola pode ajudar na alimentação do seu filho

7 Dicas para Melhorar o Comportamento da Criança de Forma Saudável!

NNo mundo ideal, gostaríamos que as crianças soubessem, desde cedo, como tomar boas decisões e agir da maneira correta. Mas a realidade é que elas estão em constante aprendizado e, como pais, nosso papel é guiá-las na construção de um comportamento saudável, sem sufocar sua criatividade, liberdade e curiosidade pelo mundo.

A boa notícia é que existem formas eficazes e descomplicadas de ensinar disciplina, respeito e autonomia sem transformar o dia a dia em uma batalha de vontades. Pequenas mudanças na forma como interagimos com nossos filhos podem fazer toda a diferença.

Por isso, reunimos 6 dicas essenciais para melhorar o comportamento infantil, ajudando você a lidar com desafios comuns de forma positiva e construtiva. Vamos lá?

O poder da escolha no comportamento infantil

Mesmo que não pareça uma boa ideia, dar duas opções (não mais que duas) possíveis de escolha para o seu filho pode ser muito benéfico, pois nesse momento você dá a oportunidade de reflexão para a criança e mais independência, o que é algo que toda criança busca.

Bons exemplos disso são: (” Faça sua lição para que você tenha tempo de brincar depois, ou você pode ficar horas enrolando para fazer a lição, no entanto não terá tempo de se divertir” ) ou ( “O que você quer para o lanche, uma maçã ou uma banana ? “).

O que evitar:

  • Oferecer muitas opções ao mesmo tempo pode deixar a criança sobrecarregada e indecisa.
  • Perguntas muito abertas, como “O que você quer comer?”, podem gerar frustração e dificultar a tomada de decisão.

O que fazer:

  • Limite as opções a duas alternativas viáveis.
  • Use escolhas que incentivem a responsabilidade.

Exemplo:
“Você quer vestir a blusa azul ou a vermelha?” (Em vez de perguntar “O que você quer vestir?”, o que pode gerar indecisão.)
Prefere guardar os brinquedos agora ou depois do banho?”

Ao reduzir a quantidade de escolhas, evitamos que a criança se sinta sobrecarregada e ajudamos no desenvolvimento do senso de decisão de forma equilibrada.

Elogie o seu filho

Quem não gosta de reconhecimento? Crianças também adoram ser elogiadas pelos seus feitos então, seja a pessoa a encorajar seu filho!

Esta é uma ferramenta poderosa e fundamentail para o desenvolvimento emocional de uma criança, trazendo muitos benefícios como: bom comportamento, confiança e autoestima.

Brinquedos Educativos Para Crianças com Autismo.

Implemente elogios singelos no seu cotidiano como: ( “Você é um filho maravilhoso!” ) ( “Parabéns por fazer toda a lição de casa.”) , ( “Gostei de ver você ajudando sua vovó com as compras hoje!” ).

Escute

Às vezes a birra do seu filho pode ter fundamento! Ele também quer ser ouvido, e não somente ouvir.

O ato de ouvir às vezes pode ser muito difícil, principalmente aos pais que estão sempre atarefados e preocupados com trabalho, fámilia, escola entre outros, no entanto isso é um passo muito importante para o seu relacionamento com seu filho.

Conversando com criança.

Quando uma crianca sente-se realmente ouvida ela começa a expor o que realmente sente, suas necessidades, frustrações e alegrias, abrindo espaço para que você faça cada vez mais parte da vida dela.

“permitimos que o nosso filho se exprima livremente junto de nós – e é justamente este o sentimento de ‘porto seguro’ que as crianças precisam ter e os pais gostam de ser”.

Magda Gomes Dias, em seu livro, “Crianças felizes”.

 A importância do equilíbrio no comportamento infantil

Tudo em excesso pode ser prejudicial. A responsabilidade pela agenda e atividades escolares de uma criança são dos pais, então mostre ao seu filho a importância de cumprir com suas tarefas, mas também ensine a importância de ter um tempo para brincar e se divertir.

O equilíbrio é fundamental para qualquer pessoa, independente da idade.

O equilíbrio da balança nos limites da educação dos filhos é responsabilidade dos pais. A educação sempre será um ato de entrega e amor, independentemente do que aconteça no contexto familiar

PARANHOS, Mabel Luzia Cruz. Psicóloga Sistêmica de Casal e Família
A diferença causada no comportamento infantil na vida de uma criança com a vida equilibrada, lendo com seu pai na cama.

Seja firme

Se você deu opções para o seu filho e ele escolheu a pior opção, deixe ele viver a opção que foi escolhida por ele.

Boa ou ruim ele vai tirar daí a resposta de como gerir o seu dia. Então seja firme e não volte atrás por ver seu filho lidar com a consequência do seu ato.

Muito embora isso seja difícil pois a gente quer que nossos filhos sempre escolham o que é certo, deixar eles viverem sua própria decisão, vai ser a melhor forma de mostrar isso na prática, e assim, muito provavelmente ele vai refletir muito mais sobre qual caminho seguir no próximo dia.

Calma!

Alguns momentos são muito estressantes mas não perca a cabeça. Tudo na vida das crianças são fases e mesmo que em alguns momentos essas fases são intensas elas também são rápidas.

Então viva dia após dia, celebrando as pequenas evoluções e vitórias pois birras e teimosias vão embora com o tempo, basta você ser firme e acreditar que está fazendo o seu melhor.

E se você busca por mais informações e direcionamentos sobre comportamento infantil, venha conhecer a nossa proposta pedagógica e entre em contato com a Escola e Berçário de Educação infantil – AVIVA, um lugar que oferece a construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de um adulto mais seguro e confiante.

Ensine a Expressar Emoções de Forma Saudável

O comportamento infantil está diretamente ligado à forma como a criança lida com suas emoções. Muitas birras, agressividade ou desobediência não acontecem por “teimosia”, mas porque a criança ainda não sabe nomear e expressar o que sente.

Como ajudar seu filho a entender suas emoções:

  • Ensine o nome dos sentimentos: “Você está frustrado porque não conseguiu terminar o desenho?”
  • Dê exemplos de como reagir: “Quando estamos nervosos, podemos respirar fundo antes de responder.”
  • Use histórias e livros infantis que falem sobre emoções para criar identificação.

Quando as crianças aprendem a identificar e comunicar o que sentem, os conflitos diminuem e o comportamento melhora naturalmente. Criar um ambiente onde a criança se sinta segura para expressar suas emoções é fundamental para um desenvolvimento emocional equilibrado.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

Stories