Autismo e Educação Inclusiva: Desafios, Mitos e o Papel da Escola na Vida das Crianças!

Autismo e Educação Inclusiva: Desafios, Mitos e o Papel da Escola na Vida das Crianças!

Este é o episódio 6 do AvivaCast, onde tivemos a honra de receber a Psicóloga Valéria Braunstein e a Coordenadora Camila Moura para uma conversa esclarecedora sobre o autismo.

Durante o podcast, Valeria abordou questões importantes relacionadas ao autismo infantil, incluindo as principais características, métodos de diagnóstico, opções de tratamento e o acompanhamento necessário ao longo da vida escolar e pessoal da criança.

Além disso, Camila compartilhou como a Escola Infantil Aviva acolhe e promove o desenvolvimento de crianças com autismo, explicando o papel fundamental da escola nesse processo de inclusão e crescimento.

Apresentação das Convidadas

Valéria Braunstein iniciou sua carreira em 1984, dedicando-se ao estudo e atendimento de pessoas com deficiência, especialmente autistas. Com uma formação acadêmica robusta, incluindo doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Valéria reflete sobre seu profundo envolvimento com a temática e sua vivência prática ao longo das décadas.

Camila Moura, por sua vez, é uma apaixonada pela educação desde o início de sua carreira. Com especialização em educação inclusiva e neurociência, ela destaca o papel fundamental da formação contínua dos professores e da importância da interação entre escola e família para o desenvolvimento das crianças.

O Que é Autismo?

Valéria esclarece que o autismo é uma condição neurodivergente. Isso significa que o funcionamento do sistema nervoso de uma pessoa autista processa estímulos de maneira diferente da maioria.

Um exemplo disso são as dificuldades que muitas crianças autistas têm com ambientes ruidosos ou estímulos sensoriais intensos, como o som de giz em lousas antigas. Embora não exista um único marcador genético para o autismo, é possível identificar a condição a partir de comportamentos repetitivos, dificuldades de socialização, interação e comunicação.

Diagnóstico de Autismo

O diagnóstico é conduzido por um neurologista e pode envolver avaliações neuropsicológicas para mapear o funcionamento do sistema nervoso. Muitas vezes, o processo inclui médicos, psicólogos e outros especialistas para obter uma visão clara das necessidades da criança.

Valéria reforça a importância de observar os comportamentos e a neurodivergência para garantir um diagnóstico preciso, mas também defende intervenções precoces que auxiliem no desenvolvimento, mesmo antes de fechar o diagnóstico formal.

Causas do Autismo

Embora as causas exatas do autismo ainda sejam alvo de estudos, acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel.

No entanto, cada autista é único, com diferentes manifestações e níveis de suporte necessários. Valéria também ressalta que, ao contrário de outras deficiências, como a Síndrome de Down, não há características faciais ou físicas que identificam o autismo.

Sintomas e Comportamentos

Crianças autistas apresentam uma variedade de comportamentos, como estereotipias (movimentos repetitivos) e respostas tardias a estímulos sociais.

Essas respostas podem incluir gritos, repetições de palavras ou até a demora em responder a uma situação vivida anteriormente. Outro ponto discutido é a tríade de sintomas que afeta a socialização, interação e comunicação, e como os níveis de suporte variam para cada indivíduo.

Níveis de Suporte

O conceito de “nível de suporte” é fundamental para entender as necessidades de uma pessoa com autismo. Nível de suporte 3, por exemplo, indica uma maior necessidade de assistência em interação social, comunicação e integração no ambiente escolar.

Valéria destaca que, com intervenções adequadas, uma criança pode progredir e precisar de menos suporte ao longo do tempo.

Educação Inclusiva: O Papel da Escola

Camila Moura explica que a Escola Aviva tem como um de seus pilares a educação inclusiva. A escola se dedica a adaptar-se às necessidades individuais das crianças, com formação contínua dos professores e um olhar atento para cada aluno.

Para crianças autistas, esse acolhimento é feito com base em um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), elaborado em conjunto com os pais e especialistas.

A abordagem sociointeracionista da escola, inspirada em metodologias como Emmi Pikler e Reggio Emilia, favorece a inclusão e o desenvolvimento pleno das crianças.

Desafios para a Criança Autista

As crianças autistas enfrentam desafios ao se adaptar às expectativas e demandas sociais. Valéria salienta a importância de acolher as angústias e frustrações das crianças, propondo um plano de trabalho que minimize o sofrimento causado por essas pressões. É fundamental que as intervenções sejam personalizadas e que o ambiente, seja em casa ou na escola, ofereça condições para o desenvolvimento dessas crianças.

Mitos sobre o Autismo

Valéria desmistifica diversos mitos sobre o autismo, como a ideia de que autistas são incapazes de socializar, trabalhar ou levar uma vida plena. Ela destaca que, com o suporte adequado, muitas crianças autistas conseguem desenvolver habilidades sociais, interativas e comunicativas.

Autistas são incapazes de socializar ou ter uma vida plena

Um dos mitos mais comuns sobre o autismo é que pessoas autistas não conseguem socializar, trabalhar ou levar uma vida independente.

Valéria desmistifica essa ideia, explicando que, embora possam enfrentar desafios em socialização e comunicação, com o suporte adequado e intervenções personalizadas, autistas podem desenvolver habilidades, integrar-se à comunidade e levar vidas plenas. Muitos adultos autistas têm carreiras de sucesso, relacionamentos e são plenamente integrados na sociedade.

Medicalização excessiva e terapias exaustivas

Um mito prejudicial sobre o autismo é a crença de que o tratamento ideal exige intensa medicalização e múltiplas terapias. Valéria alerta para o risco da sobrecarga terapêutica, que pode desgastar a criança e sua família, especialmente quando o tratamento não é integrado com a escola e o lar.

Ela defende uma abordagem equilibrada, focada na qualidade do suporte, levando em conta as necessidades individuais e promovendo uma comunicação constante entre terapeutas, educadores e a família, para evitar o isolamento e garantir o bem-estar da criança.

O autismo é sempre visível

Há um mito de que o autismo é sempre visível através de sinais físicos, mas Valéria explica que nem sempre há características evidentes, tornando o diagnóstico mais complexo. Isso destaca a importância de observar comportamentos e sinais sociais, em vez de se basear na aparência.

Esses mitos criam estigmas que dificultam o desenvolvimento dos autistas, reforçando a necessidade de conscientização e entendimento para garantir que, com o suporte adequado, eles possam levar uma vida plena.

A Importância da Inclusão Escolar

Camila finaliza reforçando que a inclusão escolar é um direito e uma necessidade para todas as crianças, independentemente de suas condições. A interação social entre crianças autistas e não autistas promove o respeito à diversidade e ensina valores importantes como empatia e solidariedade. A escola, com seu ambiente acolhedor e adaptado, desempenha um papel crucial no desenvolvimento global dessas crianças.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

Stories