A ausência de choro significa que a criança está adaptada? | AvivaCast 03
Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica se o fato de a criança não chorar, ou não chorar mais, significa que ela já se adaptou. Ela também nos apresenta outros sinais que indicam se a criança está adaptada ou não.
Sobre a verônica
Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.
Transcrição adaptada do vídeo
Uma dúvida que recebemos frequentemente é sobre a ausência de choro. Será que, se a criança não chora, isso significa que ela já está adaptada?
Como mencionei antes, nossa observação vai além do choro. Analisamos a interação da criança com o novo ambiente: se ela está aceitando a alimentação, se permite que a professora faça a troca de fraldas, por exemplo.
Algumas crianças podem não expressar desconforto através do choro, mas demonstram de outras maneiras que ainda não se sentem totalmente à vontade com a nova figura adulta.
Quais são os sinais além do choro?
Não é só o choro que indica que tudo está bem. Existem crianças que, por exemplo, não se comunicam chorando, mas podem desabar emocionalmente ao ver a mãe ou o pai, sua zona de segurança. Uma criança adaptada se sente confortável o suficiente para expressar suas emoções com o novo adulto, que inicialmente era um estranho para ela.
Isso significa que ela pode chorar ou expressar necessidades, e nós estaremos lá para atendê-las. Se o choro da criança só se acalma com a família, isso indica que ela ainda não se sente completamente segura conosco, mas estamos dispostos a chamá-los quantas vezes forem necessárias, pois o bem-estar da criança é nossa prioridade.
Assim, a ausência de choro não é o único indicador de uma adaptação bem-sucedida. Outros aspectos importantes incluem a alimentação, o engajamento em atividades, a expressão de contentamento e o sono.
Por exemplo, uma criança que dorme bem em um novo ambiente demonstra um alto nível de segurança. Muitas vezes, nós adultos dizemos que “dormimos com um olho aberto e outro fechado” em lugares nos quais não nos sentimos completamente seguros. O mesmo acontece com as crianças.
Se uma criança dorme mal ou por menos tempo do que o usual, isso pode indicar desconforto. No entanto, isso não significa que seja um problema, mas sim uma parte do processo de adaptação. É esperado que cada criança tenha seu próprio ritmo, e com o tempo, a duração e a qualidade do sono podem melhorar.
Interessante mencionar o sono, algo que muitos não consideram, mas que realmente faz todo sentido no contexto da adaptação.
Conheça a Aviva
A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.
Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.
Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.