Como é o Acompanhamento de Crianças com Autismo? Especialista Explica!

Como é o Acompanhamento de Crianças com Autismo? Especialista Explica!

Neste trecho do AvivaCast, a psicóloga Valéria explora como o acompanhamento das crianças com autismo, tanto em casa quanto na escola, mudou após o diagnóstico. Valéria aborda a importância de criar um plano de desenvolvimento individual e como o ambiente familiar pode ser ajustado para promover a autonomia da criança.

Ela também fala sobre a colaboração entre família, professores e profissionais de saúde, destacando a necessidade de alinhamento nas orientações e cuidados para garantir o desenvolvimento harmonioso da criança.

👉 REDES SOCIAIS DA VALÉRIA:

👉 REDES SOCIAIS DA CAMILA MOURA:

O acompanhamento de crianças diagnosticadas com autismo envolve uma série de cuidados e ajustes tanto no ambiente familiar quanto no escolar.

Este post explora como pais, educadores e profissionais de saúde podem trabalhar juntos para proporcionar o desenvolvimento ideal da criança com autismo, criando um ambiente estruturado que favoreça sua autonomia e bem-estar.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Após o diagnóstico de autismo, é fundamental criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para cada criança. Esse plano ajuda a definir os cuidados específicos necessários, orientando os pais e educadores sobre as etapas de desenvolvimento que precisam de atenção.

No consultório, o PDI é elaborado em conjunto com os pais e, em alguns casos, com outros responsáveis, como babás. O plano considera as necessidades da criança tanto no ambiente escolar quanto no lar, e serve como um guia para o acompanhamento contínuo.

A Importância da Colaboração com a Escola

O acompanhamento escolar é um dos pilares para o desenvolvimento de crianças com autismo. Psicólogos e pedagogos trabalham juntos para adaptar o currículo e criar estratégias que atendam às necessidades da criança.

A psicóloga Valéria destaca a importância de um trabalho colaborativo, onde todos os envolvidos – psicólogos, professores e pais – estejam alinhados em suas abordagens e orientações. Essa parceria é fundamental para que a criança tenha um ambiente seguro e favorável ao seu crescimento.

O Papel dos Pais e a Delimitação de Espaços

Dentro de casa, os pais desempenham um papel crucial no processo de desenvolvimento. Um dos aspectos mais importantes discutidos por Valéria é o conceito de “contorno”, que significa delimitar os espaços onde a criança pode brincar e interagir.

Ao organizar melhor a casa, os pais podem criar um ambiente onde a criança se sinta segura e saiba o que é esperado dela. Isso evita que a criança se sinta perdida ou sem limites, o que pode gerar comportamentos de frustração e confusão, tanto em casa quanto em outros ambientes, como a escola.

Por exemplo, Valéria sugere a criação de um espaço específico para brincadeiras, como um tapete no quarto com caixas ou baús para organizar os brinquedos. Isso oferece à criança um espaço claro e delimitado para suas atividades, promovendo mais autonomia e organização.

A Sincronização dos Cuidados

Um dos maiores desafios observados é quando diferentes pessoas envolvidas na vida da criança – como pais, avós, babás, professores e terapeutas – transmitem mensagens e orientações contraditórias. Isso pode confundir a criança, dificultando seu desenvolvimento.

Valéria enfatiza a necessidade de todos os responsáveis estarem sintonizados em suas abordagens. Desde as regras da casa até a forma como as orientações são dadas na escola, é crucial que todos falem a mesma língua.

A sincronia entre os cuidados é essencial para garantir que a criança compreenda seus limites, se sinta segura e possa se desenvolver sem grandes barreiras. Esse alinhamento entre casa, escola e acompanhamento terapêutico é o que proporciona uma evolução contínua e saudável.

O Respeito ao Conhecimento Compartilhado

Valéria também aborda a importância do respeito mútuo entre os profissionais de saúde e os educadores.

Ela observa que, em alguns casos, psicólogos acabam impondo suas orientações aos professores, sem respeitar o conhecimento pedagógico. Isso pode prejudicar o desenvolvimento da criança e a parceria entre as partes envolvidas.

O ideal é que a relação seja horizontal, onde todos trabalham em conjunto, compartilhando conhecimentos e estratégias em prol do desenvolvimento da criança.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

Stories