Quando começar a dar alimentos para o seu bebê?
Muitos pais tem duvida sobre a partir de quando dar alimentos para o bebê. Pensando nisso vamos auxilia-los como essa dúvida.
Para que uma pessoa consiga se desenvolver e ter energia, é importante que ela se alimente bem, com os bebês não é diferente.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, o bebê deve ser alimentado somente com leite materno, até os 6 meses de vida.
Após o sexto mês, já é possível começar a oferecer alimentos sólidos para o recém-nascido.
Esse período recebe o nome de introdução alimentar e ela vai ajudar o bebê a criar o paladar.
Mas mesmo com a introdução de alimentos sólidos, é recomendado que a amamentação continue até os dois anos de idade.
A escola infantil vai auxiliar nesse etapa, oferecendo uma boa dieta para os pequenos, mas o trabalho deve ser feito em casa também.
Para os pais e mães de primeira viagem, começar a introduzir alimentos sólidos para o bebê, pode ser um pouco desafiador. Confira algumas dicas para deixar essa missão mais fácil e simples!
Como deve ser feita a introdução alimentar e quando começar a dar alimentos para o bebê?
Alguns cuidados devem ser considerados na hora de começar a oferecer alimentos sólidos para o bebê. Essa introdução deve ser feita de forma lenta e gradual e somente após o sexto mês de vida.
É normal que no começo eles rejeitem e estranhem algumas comidas, pois até então eles só estavam acostumados com o leite.
Quando o recém-nascido recusar o alimento, não insista no momento. Volte a oferecer a mesma comida depois de algum tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, são necessárias de 8 a 10 tentativas para que o bebê aceite. Então tenha paciência.
Caso sinta muita dificuldade, consulte um pediatra e um nutricionista. Essas especialidades vão te ajudar a criar uma dieta boa para o seu bebê.
O que dar para o seu bebê?
É necessário que a criança tenha uma dieta rica em diferentes tipos de nutrientes, como proteínas, carboidratos e vitaminas. Todas essas substâncias vão ajudar o bebê a ter mais disposição e crescer com ainda mais saúde.
Ofereça vários tipos de alimentos para o bebê, como frutas, hortaliças, cereais, grãos, tubérculos e quando a mastigação estiver mais desenvolvida, comidas mais sólidas como carnes e peixes.
Veja alguns exemplos de cada classe alimentar que você pode escolher na hora de dar comida para o seu filho.
- Hortaliças (abóbora, beterraba, quiabo, tomate, folhas verdes, cenoura)
- Grãos (soja, ervilha, grão de bico)
- Cereais (arroz)
- Tubérculos (Batata, batata doce. inhame)
- Carnes (boi, frango, peixe)
É recomendado que se ofereça para o bebê até o oitavo mês, ovos, alimentos com glúten e peixes. Isso é para que o organismo do seu filho comece a criar resistência e tolerância para evitar alguma alergia a esses alimentos.
A mandioca pode ser uma boa escolha para o bebê. Além de ser um alimento muito versátil e barato, ela contém muitos nutrientes que vão deixar o seu pequeno saudável e bem nutrido.
Outros alimentos bons para a alimentação são aqueles que têm sabor neutro. O chuchu e a abobrinha, por exemplo, podem ajudar a criança a aceitar e se adaptar melhor ao início da introdução alimentar.
Quais alimentos você não deve dar para o bebê?
Por estar começando a comer, o bebê ainda não tem resistência a alimentos mais fortes e gordurosos. Evite refrigerantes, café, frituras, enlatados.
Não escolha alimentos com muito açúcar, balas por exemplo, e tenha cuidado com o sal. Para temperar a comida, prefira salsinha e cebola, mas sempre com muita moderação para não deixar o sabor muito forte e acabar deixando o bebê mal.
Caso precise de óleo para cozinhar, prefira usar o de canola, soja ou milho, óleos vegetais são a melhor opção. Mas também em pequena quantidade, assim como o tempero.
Alimentos frescos são a melhor escolha para esse momento de vida do seu bebê, prefira-os e evite os processados e congelados.
Como deve ser a comida do seu bebê?
Para começar a introdução alimentar, ofereça papas e alimentos mais pastosos. Com o passar do tempo, já é possível oferecer comidas mais sólidas para o bebê.
Depois do primeiro mês do início da introdução alimentar, deixe alguns pedaços mais sólidos misturados na papinha, isso é para estimular a mastigação do seu filho. Então escolha alimentos mais moles e fáceis de serem mastigados.
E é possível oferecer esses alimentos mais sólidos de diferentes formas. Podem ser em rodelas, tiras, cubos. Experimente variar o jeito de cortar e veja se tem algum formato que funciona melhor para o seu bebê.
No começo da introdução alimentar, ofereça duas papas de frutas e duas de legumes. E é fundamental variar os alimentos desses grupos para que a criança vá provando e conhecendo diferentes sabores e texturas.
Mas não misture os alimentos. É melhor que bebê coma cada um separadamente para ir descobrindo novos sabores e formando o paladar.
Ofereça pequenas quantidades de alimento na hora de dar comida para o bebê.
Eles não precisam de tantos nutrientes como um adulto e também estão começando a mastigar e a engolir, então o importante é não dar muito logo de cara.
Ofereça diferentes alimentos a cada 3 horas.
Na hora de amassar os alimentos para fazer as papinhas, não é necessário usar liquidificador, uma colher já pode dar conta do recado e também será melhor para o seu filho assim.
Sendo amassados por uma colher, ou outro talher, a comida não fica tão fina e isso ajudará no desenvolvimento da mastigação do pequeno.
Para cozinhar a comida do seu bebê a melhor opção é o vapor. Como já falado, a fritura não deve ser oferecida para os pequenos e ao cozinhar os alimentos na água, muitos nutrientes são perdidos.
Quando se cozinha no vapor, esses nutrientes são mantidos e o bebê vai ter uma alimentação melhor, mais rica em nutrientes e vai crescer com saúde.
Na hora de comer…
Esse momento deve ser prazeroso para o bebê, desligue a tv e não deixe que os pequenos se distraiam com telas. Deixe que eles prestem atenção para saborear os alimentos.
Caso a criança não esteja com fome na hora, não insista ou a force. Ofereça a comida em outro horário.
Preste atenção nos sinais que o bebê emite e você saberá quando ele estiver com fome.
A alimentação é algo fundamental para o bebê, ela vai ajudá-lo a se desenvolver, criar novos gostos e esse período vai ser marcante na vida dos pais também.
Agora que você já sabe quando dar alimentos para o bebê, siga nossas dicas para que o seu filho tenha uma vida mais saudável.
E lembre-se, caso sinta a necessidade, não hesite em consultar um pediatra para ter mais informações e assim deixar a vida do seu bebê melhor.
No nosso Berçário as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo.
Venha conhecer a unidade Chácara Klabin da Escola e Berçário de Educação infantil – AVIVA, e veja o ambiente que criamos especialmente para o seu bebê explorar e a se desenvolver com segurança.