Como estimular os primeiros passos do meu filho?

A primeira infância é uma fase de muitas descobertas e conquistas tanto para os pais quanto para os bebês, e é nessa fase também que iniciam-se os tão aguardados primeiros passos. Um momento de emoção e liberdade para toda a família.

Porém nem todas as crianças têm o mesmo tempo, elas se desenvolvem com suas particularidades e isso às vezes pode causar grande ansiedade do lado dos pais.

Mesmo que a idade mais comum para começar a andar seja de 1 ano de idade, as crianças podem variar entre 9 meses até os 18 meses sem ser motivos de preocupação ou alarde para os pais. Se caso depois dos 18 meses não for notada nenhuma vontade por parte da criança em andar, o recomendado é procurar um médico da área.

Existem algumas técnicas de como estimular os primeiros passos da criança, que podem ajudar no processo para que você consiga auxiliar seu filho de uma forma leve e ludica a dar os primeiros passinhos, é importante ressaltar que não se deve forçar ou tentar acelerar o desenvolvimento da criança de forma alguma.

Crie um ambiente seguro para os primeiros passos.

O primeiro passo para estimular seu filho a andar é adequar o ambiente deixando-o seguro para que a criança tenha confiança em se arriscar ali, tirando assim os obstáculos do caminho e colocando apoios confortáveis para o bebê

Mãe segurando a criança dando os primeiros passos
primeiros passos

Deixe ele ficar no chão

Deixar a criança no chão é também fundamental para ela se sentir segura e adaptada a essa nova etapa, pois crianças que ficam muito no colo, carrinhos, ou cadeirinhas levam mais tempo para andar.

Deixar o bebê pegar objetos por si só

Instigue a curiosidade e coragem do seu filho permitindo-o a pegar os objetos que ele queira por si só, sem entregar tudo o que ele deseja nas mãos dele, ajudando-o a ter mais autonomia.

Os primeiros passos não precisam de sapato

Deixar o bebê descalço, deixe o seu filho sentir o chão com os pés, isso dará mais aderência e segurança para ele, nesse momento descarte as meias. Deixe ele se sentir livre!

Experimente novas superfícies

Estimule o bebê conhecendo outras superfícies, até descobrir em qual ele se sentirá mais confortável para dar os primeiros passos, como por exemplo a grama, onde ele poderá perder o medo de se machucar por ser uma superfície mais leve.

Mãe segurando a criança dando os primeiros passos no parque
Primeiros passos

Coloque objetos de apoio

Colocar um objeto na frente a criança como puffs e banquinhos pode ajudar a criança a ter mais confiança e aderência ajudando-a a ir para o próximo nível, sem os auxiliadores (evite usar andadores)

Segure na mão do seu bebê nos primeiros passos e sempre!

Por fim, segure as mãos do seu bebê e caminhe com ele, pois estando ao lado do seu filho o trará mais confiança, mas cuidado para nao forçar na atividade, isso pode machuca-lo. 

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.

Stories