O método BLW, ou Baby-Led Weaning, é uma abordagem na introdução alimentar em que os bebês passam diretamente para alimentos sólidos, desde que saudáveis, sem a etapa de consumir alimentos amassados.
A sigla BLW significa "desmame conduzido pelo bebê", e essa denominação reflete exatamente o que acontece: o bebê assume o controle da sua alimentação, pegando os alimentos e levando-os à boca.
Explore os benefícios da introdução alimentar participativa e perceba como essa abordagem pode impactar positivamente o desenvolvimento do seu filho, promovendo um futuro mais saudável e duradouro.
O BLW elimina a necessidade de preparar lanches ou afins para levar quando você estiver fora de casa.
O contato direto com os alimentos proporciona uma excelente maneira de estimular todos os cinco sentidos da criança
O bebê desenvolve a capacidade de reconhecer seus próprios sinais de saciedade e fome
Bebês que seguem o método BLW demonstraram mais habilidade em reconhecer a sensação de saciedade e uma menor tendência a optar por doces
A prática de oferecer alimentos inteiros proporciona diversos benefícios, tanto para o desenvolvimento da habilidade de mastigação quanto para a fala das crianças
A introdução alimentar seguindo o método BLW permite que os bebês tenham um contato direto com os alimentos em sua com todas as suas características, como cores, texturas e sabores
Quando o bebê mastiga alimentos, especialmente aqueles com texturas variadas, ocorre um desenvolvimento mais abrangente dos músculos da boca e do maxilar
Compartilhar as refeições com o bebê cria um senso de pertencimento, permitindo que ele se sinta parte desse momento e observe o comportamento dos adultos
A alimentação saudável desempenha um papel fundamental no método BLW. Dessa forma, estabelece-se o hábito saudável desde os primeiros anos de vida da criança
Os bebês têm uma capacidade inata de autorregular a quantidade de comida que consomem, e é por isso que a amamentação em livre demanda é tão incentivada.
Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.